Novos Trabalhos de Conclusão de Curso Publicados 2024


Ao fim de mais um semestre de estudos no Departamento de Computação, os alunos do curso de Sistemas de Informação apresentaram novos trabalhos de Conclusão de Curso, estes já estão disponíveis. Aproveitem e acessem lá.

 
Novidades

Diretrizes para Defesa de TCC

 

Para os alunos que estão na reta final do curso e para os futuros alunos que realizaram a defesa do Trabalho de Conclusão e Curso, já está disponível na guia de Documentos novas diretrizes para a defesa do TCC.


DECOM em Parceria

O Departamento de Computação da UFVJM, foi destacada em uma matéria publicada no site da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) por ser uma das primeiras universidades a aderir à iniciativa Vockan Academy. Essa parceria permitirá à instituição utilizar um sistema ERP como ferramenta educacional, integrando tecnologia de ponta ao processo de formação dos alunos e ampliando as oportunidades de aprendizado prático para os estudantes. Confira a matéria completa no site da ABES: Vockan Academy leva ERP para universidades.

A parceria entre a UFVJM, intermediada pelos Professores Erinaldo Barbosa da Silva e Rafael Santin (Decom/FACET), e o HUB brasileiro da Internet Computer promoverá a capacitação de docentes e alunos no desenvolvimento de tecnologias Blockchain e Criptoativos. Essa ação reforça o compromisso da instituição com a inovação tecnológica no norte de Minas Gerais. Para mais detalhes, confira a matéria completa no site Cointelegraph

Palestra: “Desvendando a declaração de imposto de renda Pessoa Física”

Na sexta-feira (20/09) às 19h30 no auditório do Departamento de Computação o projeto de extensão Contabilidade para não contadores: Prevenção e Educação Contábil e Financeira promoverá a Palestra “Desvendando a declaração de imposto de renda Pessoa Física” com a contadora Adrielle.

Evento #vempraUFVJM 2024
Sistemas de Informação


Aconteceu no dia 28 de Junho de 2024 o Evento #vemPraUFVJM onde a Universidade abre as portas para Mostra de Profissões. Alunos de diversas escolas participaram.


 

Notícias SBC

 
  • Competição aconteceu entre os dias 7 a 10 de novembro e reuniu 65 times participantes de todo o país João Pessoa, capital da Paraíba, acaba de receber a Final da […] The post João Pessoa, na Paraíba, recebeu a Final da 29ª Maratona SBC de Programação  appeared first on SBC.
  • A SBC lamenta profundamente o falecimento da professora Gina Maira Barbosa de Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Importante membra da comunicadade da Computação, pesquisadora na área de Inteligência […] The post NOTA DE PESAR Profa. Gina Maira Barbosa de Oliveira (UFU) appeared first on SBC.
  • O International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) mantida pela Comissão Especial de Arquitetura de Computadores e Processamento de Alto Desempenho (CE-ACPAD), acaba […] The post International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE) chega à SOL appeared first on SBC.
  • A Academia Brasileira de Ciências –ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC manifestam sua estranheza e expressam seu protesto ante as notícias de que o […] The post SBC subscreve nota conjunta da SBPC e ABC sobre a manutenção do Fundo de Desenvolvimento Científico appeared first on SBC.
  • A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) esteve representada durante a Conferência da Ransomware Task Force (RTF) no Brasil, realizada em Brasília, em setembro. O evento reuniu especialistas em segurança cibernética […] The post Conferência da Ransomware Task Force (RTF) no Brasil contou com representação da SBC appeared first on SBC.
  • A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) convoca seus associados e suas associadas a participarem da Assembleia Geral Extraordinária marcada para o dia 25 de novembro (segunda-feira), às 14h, e realizada […] The post SBC convoca Assembleia Geral Extraordinária em novembro appeared first on SBC.

Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso Agendadas

Nome do Docente:  Yuri Silvino dos Santos
Título do TCC: COMPARATIVOS ENTRE ABORDAGENS PARA CLASSIFICAÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS  
Resumo:  A geração e a agregação de grandes volumes de dados está presente em diversos ambientes da Internet, dentre eles, a rede social YouTube, que tem seu conteúdo voltado para a criação de vídeos em diversas categorias, como vlogs, jogos, educação, música, etc. Entre os dados da plataforma, os comentários são uma das principais fontes, uma vez que eles representam a interação do público sobre os vídeos, trazendo aspectos como opiniões, discussões e feedbacks. No entanto, alguns desses comentários podem ser irrelevantes, desviando-se do contexto do vídeo. Na categoria educacional, onde os comentários possibilitam discussões, avaliações de conhecimento, correções e colaborações, esse desafio também está presente. Assim, o presente estudo propõe a construção de um classificador para comentários voltados ao ambiente educacional, visando melhorar a experiência dos usuários nesse contexto, por meio da extração de comentários mais significativos. Para tal, foi aplicada uma metodologia para o tratamento, análise e modelagem dos dados. Com isso, foi possível compreender as características da base de dados e compará-las em relação a quatro modelos de Aprendizado de Máquina. O modelo com melhor desempenho em relação às métricas de avaliação foi o Multinomial Naive Bayes, que obteve uma precisão de 98% e F1-Score de 84% na predição da classe educacional, demonstrando sua eficiência para o objetivo proposto.  
Membros da Comissão Examinadora:  Prof. Dr. Alessandro Vivas Andrade, Me. Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Prof.ª Dra.ª Luciana Pereira de Assis
Data da defesa: 
25/11/2024
Hora da defesa: 16:00
Local da defesa: Sala 40, prédio DECOM


Nome do Docente: Prof. Erinaldo Barbosa da Silva
Título do TCC: DESENVOLVIMENTO DE UMA API PARA A APLICAÇÃO DO TESTE JANELA DE JOHARI  
Resumo:   O objetivo deste estudo é propor o desenvolvimento de uma API para a aplicação do teste da Janela de Johari, com o propósito de criar um sistema ágil e confiável que promova o autoconhecimento e melhore a interação entre atletas dentro de suas equipes. A API foi implementada em GoLang utilizando o framework Gin e o ORM GORM, com foco em facilitar a aplicação do teste em diferentes contextos esportivos. Testes realizados localmente demonstraram a eficácia da API na gestão e troca contínua de informações em um banco de dados. Os resultados indicam que a solução desenvolvida é uma ferramenta útil para transicionar todas as informações de maneira rápida e eficaz. 
Membros da Comissão Examinadora: Prof.ª Dra.ª Cinthya Rocha Tameirão; Prof.ª Dra.ª Luciana Pereira de Assis
Data da defesa: 
30/10/2024
Hora da defesa: 16:00
Local da defesa: Auditório do Prédio de Sistemas de Informação (Sala 34).


Nome do Discente: Gregory Lemos Neves Moreira
Nome do Docente: Claudia Beatriz Berti
Título, do TCC: PROPOSTA DE MELHORIAS NOS SISTEMAS COLABORATIVOS EDUCACIONAIS UTILIZANDO DA DEMOCRACIA ELETRÔNICA
Resumo: Com o avanço das inovações tecnológicas, indivíduos têm progressivamente virtualizado tarefas e processos do cotidiano por meio de plataformas, sistemas e aplicativos, visando facilitar e agilizar essas demandas. Essas abstrações são denominadas Sistemas Agilizadores. Resumidamente, destacam-se por possuir, na grande maioria, a característica de promover a colaboração ao buscar simular a vida real, incluindo suas interações sociais e processos em ambientes virtuais de fácil acesso. Visto isso e a grande explosão tecnológica que os ambientes educacionais receberam para se adaptarem ao período pós-pandêmico, vários sistemas foram e ainda são construídos para permitir virtualizar atividades cotidianas, tudo isso, com o intuito de permitir integrar mais pessoas, funcionalidades e facilidades a esses processos. Nesse contexto, vislumbra-se uma oportunidade de implementar um sistema que crie espaço para a Democracia Eletrônica – conceito que mescla princípios da democracia em ambientes digitais -, no contexto escolar, e que permita, por sua vez, uma maior participação ativa dos alunos nas atividades curriculares acadêmicas. Para tal fim, este trabalho apresenta um protótipo de sistema web que propõe que alunos com escolaridade acima do 6º ano tenham maior democracia e transparência nos processos decisórios na sociedade acadêmica. O objetivo é melhorar a eficiência do aprendizado dos alunos promovendo maior acessibilidade à opinião do outro e também nas tomadas de decisões, facilitando, assim, no processo de ensino do corpo docente, e na curva de aprendizagem do corpo discente. A proposta visa fornecer ferramentas com nível de acesso democrático que permitam os usuários se comunicarem e transmitirem conteúdos uns para os outros de maneira prática, simples e intuitiva. Tudo isso, será possível por meio de uma plataforma para estudo intensivo que utiliza das premissas do método Pomodoro, criado por Francesco Cirillo em 1988, e que pode ser acessada e utilizada de forma compartilhada e colaborativa. Quanto ao desenvolvimento do protótipo foi utilizado o Figma com alta fidelidade em funcionalidades e navegabilidade. A validação do sistema foi realizada por meio de uma pesquisa de opinião anônima com designers, com o objetivo de avaliar a facilidade de uso, navegabilidade, interabilidade, e entendimento do sistema para usuários que se encaixem no contexto supracitado de escolaridade – alunos que estejam pelo menos no 6º ano e seus professores.
Membros da Comissão Examinadora (com sua titulação máxima Ex. Dr.): Profª Drª Cinthya Rocha Tameirão e Prof Dr Erinaldo Barbosa da Silva
Data da defesa: 28/10/2024
Hora da defesa: 15h
Local da defesa: Sala 27, prédio DECOM.